Formação de Acordes
FORMAÇÃO DE ACORDES
Primeiramente vamos entender o que é um acorde. Um acorde nada mais é que a junção de notas tonais que tornam-se em acorde. Como o exemplo da figura ao lado temos, a nota B (si), seguida da nota D (ré) e da nota F# (fá sustenido). Este exemplo nos mostra o acorde de Bm (si menor). Entendamos o que ocorre nesta formação de acorde: A nota B (si) é a primeira, que corresponde ao nosso Tom do acorde, temos a nota D (ré), como a terceira de B (si) e completando este acorde temos a nota F# (fá sustenido), que corresponde a quinta de B (si). Este acorde é uma tríade, ou seja, possui três notas em sua formação, a 1ª, a 3ª e a 5ª. Voltando a formação dos acordes; Para se formar um acorde necessitamos de 3 notas, no caso de uma tríade ou de 4 notas no caso de uma tétrade. A tríade é formada pela 1ª, 3ª e 5ª notas, referente ao acorde desejado, exemplo:
No acorde de B (si); 1ª B, 2ª C#, 3ª D#, 4ª E, 5ª F#, 6ª G#, 7ª A#.
Sabemos que as notas são formadas da seguinte maneira, dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e que se movem entre si do seguinte modo Tom, Tom, Semi-Tom, Tom, Tom, Tom, Semi-Tom. Desta forma entendemos a escala natural de B (si) mostrada acima. A formação de acordes segue o padrão de: I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7 e VIIm7(b5) ou VIIº. Se o nosso acorde é o B (si) ele será obviamente o primeiro ou o nosso tom, sendo assim I7M. Desta forma sua formação seria B+D#+F#+A#. Neste caso temos a tétrade de B (si), removendo a sétima nota, teremos a sua tríade formada por B+D#+F#. Desta maneira temos um acorde de B (si maior). O que define se o acorde é Maior ou menor é exatamente a 3ª nota refente ao tom ou acorde selecionado. Neste caso de B (si), será a nota ré. Como em sua formação original sendo ele nosso tom é I7M, ele está representado como um acorde maior, pois sua terceira nota está maior. Removendo o sustenido, diminuímos o intervalo entre a 1ª e a 3ª notas e obtemos um acorde menor. B+D+F#. No próximo exemplo temos o acorde de Dm (ré menor), seguindo a mesma situação de Bm (si menor), se ao invés de formarmos o acorde com D (ré), F (fá) e A (lá), nós o formarmos com as seguintes notas: D (ré), F# (fá sustenido) e A (lá), então teremos um D (ré maior), pois a sua terceira nota agora é maior em relação ao intervalo entre a 1ª e a 3ª.
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